domingo, 20 de novembro de 2011

Consciência Negra - Um sonho possível

Paz Seja com todos!
Bendito seja este dia, o Dia Nacional da Consciência Negra. Celebrado em nosso país desde 1960, é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Para nossa reflexão, compartilho fragmentos do discurso do ativista Martin Luther King, Eu tenho um Sonho:
Eu digo a vocês hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã. Eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.
Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.
Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!
Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta...
E quando isto acontecer, quando nós permitimos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho spiritual negro:

"Livre afinal, livre afinal.
Agradeço ao Deus Todo-Poderoso, nós somos livres afinal."

Fonte: http://descansodaalma.blogspot.com/2008/08/eu-tenho-um-sonho-traduo-discurso-de.html

Imagem: http://paginasdarelva.blogspot.com/2011/06/martin-luther-king-jr.html

2 comentários:

BIA disse...

Olá Marcus!!!

Belo discurso de Martin Luther King, um ser humano que fez a diferença no mundo. Devemos sempre acreditar na justiça, espalhar e seguir os bons exemplos, quem derá os políticos fossem como estes poucos que passaram pela terra e realmente marcaram para sempre, inserido na história pelo lado benigno e jamais serão esquecidos.
Abraços
Bia :)

Mery disse...

Adorei esse post também, a Bia é minha seguidora.
Ela disse tudo, espalhar e seguir os bons exemplos,
... O 'lado benigno", se não acreditamos, então tá tudo perdido ... divulga*
BEIJO

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
O trabalho Na Jornada pela Vida de Marcus Bittencourt foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.marcusbittencourt.com.